domingo, 31 de outubro de 2010

Sugestão do filme "Alatriste" - 11º ano




Ao assistires ao filme que retrata as aventuras do capitão Alatriste, espadachim espanhol, poderás saborear um pouco da vida e das intrigas políticas e pessoais vividas na Península Ibérica no século XVII. Nessa época, a ligação entre Portugal e Espanha tinha-se acentuado, com a União Ibérica (1580-1640). O filme foi inspirado nos livros do escritor espanhol Arturo Pérez-Reverte, editado em Portugal pela Asa. Na página de promoção da editora, podemos ler a seguinte descrição destas obras de capa e espada:

"O capitão Alatriste é um espadachim a soldo que se movimenta no submundo da decadente corte espanhola do século XVII. Valente como poucos, aprendeu a combater na Flandres ao serviço do exército espanhol, mas, agora, as lutas são outras: entre vielas e tabernas, desafia perigosos assassinos, conspiradores e, até, a Santa Inquisição.
Rodeado de personagens cativantes, como o seu pajem Iñigo Balboa, o poeta subversivo Francisco de Quevedo, o inquisidor frei Emílio Bocanegra, o assassino Malatesta ou o diabólico secretário do rei Luis de Alquézar, o capitão Alatriste vê-se envolvido nas intrigas e conspirações que caracterizam a Madrid do século XVII. É uma época de profundas convulsões geradas pelo envolvimento, por ordem do rei Filipe IV, em diversas guerras desastrosas.
A série do capitão Alatriste, criada em 1996, é uma homenagem aos livros de aventuras, como por exemplo Os Três Mosqueteiros, que marcaram a iniciação à leitura de sucessivas gerações. Em dez anos, a série “Alatriste” já vendeu mais de cinco milhões de exemplares em todo o mundo.
"

Sem comentários:

Enviar um comentário