quinta-feira, 30 de setembro de 2010

1ª Figura Mistério: Fernão de Magalhães


Os alunos que responderam acertadamente e mais rapidamente foram:

Marcos António Valente Pereira n.º 19 - 9ºB
Eduardo Miguel Lameirinhas Teixeira n.º 7 - 3ºB
João Rafael Monteiro Barros Figueiredo Costa n.º 15 - 9ºB
Ana Filipa Monteiro n.º2 - 8ºC


A data e o local de nascimento de Fernão de Magalhães não são conhecidos com toda a clareza. Para a sua terra natal aponta-se Sabrosa ou o Porto. Quanto à data, acredita-se que o navegador português terá nascido cerca de 1480.

Fernão de Magalhães estudou navegação em Lisboa. Já adulto, partiu para a Índia e, em 1511, participou na conquista de Malaca. Dois anos depois, regressou a Portugal, após ter recebido uma pensão dada pelo rei D. Manuel I. Mas um ano mais tarde encontrava-se novamente a combater no Norte de África, tendo sido ferido em combate. Acusado de ter feito negócios com o inimigo muçulmano, Fernão de Magalhães foi dispensado pelo rei.

Nessa altura, o navegador português a proposta ao imperador Carlos V de Espanha de fazer uma viagem de circum-navegação (viagem à volta do mundo), para atingir as ilhas Molucas, ilhas lendárias onde se julgava existir especiarias infinitas. O imperador ficou interessado pelo projecto e nomeou Fernão de Magalhães almirante de uma frota de 250 tripulantes de diversas nacionalidades, que partiu no dia 10 de Agosto de 1519. O rei português ainda tentou impedir a viagem de Fernão de Magalhães, mas sem sucesso. A frota espanhola navegou ao longo da costa africana e rumou para o Brasil, onde chegou a 13 de Dezembro de 1519, após quatro meses no mar.

Em Janeiro, a frota estava de novo no mar, mas só a 24 de Agosto de 1520 conseguiu descobrir a passagem que ligava o Atlântico ao Pacífico. Esta passagem, com cerca de 600 km de comprimento foi baptizada por Fernão de Magalhães com o nome de estreito de Todos os Santos. Hoje é mundialmente conhecido como o estreito de Magalhães. O oceano desconhecido foi baptizado por Fernão de Magalhães com o nome de oceano Pacífico, porque o tempo se manteve sempre calmo durante a sua travessia.

Entretanto, o escorbuto atingiu a tripulação, devido à falta de comida fresca e de água potável. A frota aportou numa illha para reabastecer e voltou ao mar. Durante esta fase da viagem, descobriram o arquipélago das Filipinas. Foi numa das ilhas das Filipinas que Fernão de Magalhães morreu, durante a batalha de Cebu. Os sobreviventes prosseguiram a viagem de circum-navegação, liderados pelo espanhol Juan Sebastián Elcano, tendo chegado a Espanha em 1522, com uma tripulação de apenas 17 sobreviventes.

Fernão de Magalhães foi um navegador corajoso e que contribuiu, com a sua imaginação, para ligar os vários continentes e os diferentes povos do mundo.

Curiosidade: O nome de Fernão de Magalhães, para além de ter ter sido dado ao estreito de Magalhães, foi também dado ao pinguim-de-magalhães.

Sem comentários:

Enviar um comentário